Quero
Notificar RAM

Notificar RAM

home / Notificar RAM

O que é uma reação adversa a medicamento(s) (RAM)?

Uma reação adversa a medicamento(s) (RAM) é definida como uma resposta nociva e não intencional relacionada com a exposição a um ou mais medicamentos. Uma RAM é considerada grave caso obedeça a, pelo menos, um dos seguintes critérios:

  • Resultou em morte;
  • Colocou a vida em risco;
  • Motivou ou prolongou uma hospitalização;
  • Provocou incapacidade, permanente ou temporária;
  • Resultou numa anomalia congénita;
  • Foi classificada como clinicamente importante, ou seja, perturbou a rotina diária normal do doente;

As RAM graves têm ainda a particularidade de serem posteriormente avaliadas por um Perito Médico em Farmacovigilância quanto à sua relação de causalidade com a exposição ao(s) medicamento(s). O resultado dessa avaliação é partilhado com o notificador, de modo a que este tenha informação de retorno sobre o caso que submeteu.

Porquê notificar?

A informação que é recolhida através da notificação de suspeitas de RAM é vital para garantir a monitorização contínua e eficaz da segurança dos medicamentos existentes no mercado, permitindo assim identificar potenciais reações adversas desconhecidas, quantificar e/ou melhor caracterizar reações adversas previamente identificadas e adotar medidas que permitam minimizar o risco da sua ocorrência.

Como notificar?

A notificação deverá ser feita, preferencialmente, através do Portal RAM:


O INFARMED desenvolveu esta aplicação que permite facilitar e tornar mais célere a notificação das suspeitas de RAM, tanto por parte dos profissionais de saúde como por parte dos utentes no Sistema Nacional de Farmacovigilância. Mediante registo no Portal RAM, o notificador terá acesso às diferentes funcionalidades da aplicação, que lhe permitirá entre outras: simplificar o procedimento de notificação de RAM, aceder e consultar todas as notificações anteriormente remetidas e/ou submeter informação adicional. 

Em alternativa, também poderá notificar pelas seguintes vias: